O que é o Efeito Paralaxe?
Entenda um pouco mais sobre este fenômeno ótico que tanto influencia no implante das próteses valvares cardíacas.
Você sabe o que é o Efeito Paralaxe? É realmente importante entender este fenômeno ou é apenas um jargão sem qualquer relevância?
Quem nunca esteve em uma sala de Hemodinâmica durante um implante de TAVI e escutou o operador dizendo que a prótese estava com paralaxe?
Se você é um Cardiologista Intervencionista e já teve contato com procedimentos estruturais, certamente já presenciou este fato.
Mas, afinal … o que é este tão comentado Efeito Paralaxe?
O Efeito Paralaxe, ou “Parallax Effect” nada mais é do que uma ilusão de ótica causada pelo ângulo de visão que se tem do objeto que estamos observando. Nosso cérebro cria uma concepção espacial deste objeto de acordo com as diversas perspectivas observacionais que exercemos sobre o mesmo.
Você, sem saber, é exposto a inúmeras situaçoes onde este efeito se faz presente.
Não acredita?
Ao se deslocar em uma rodovia, observe pela janela lateral do seu carro. Os objetos mais próximos, ao lado da estrada, movem-se mais rapidamente em comparação à paisagem de fundo no horizonte. Este, talvez, seja o exemplo mais frequentemente utilizado para explicar o efeito ótico em questão.
Ainda não entendeu? Que tal testemunhar mais um exemplo de paralaxe aqui mesmo nesta página. Basta retornar ao topo deste post para observar a movimentação da imagem de fundo em relação ao corpo do texto que você está lendo ao descer a página. Clique aqui que eu te levo até lá.
Viu só? Creio que agora podemos seguir adiante aprendendo como o entendimento deste efeito é fundamental para o implante seguro e correto das próteses valvares implantadas por cateter.
Observe as figuras abaixo. Nelas observamos um anel em três perspectivas distintas. Você seria capaz de identificar em qual delas estamos visualizado o anel sem a presença de paralaxe?



E aí .... qual das figuras não apresenta efeito paralaxe?
Nitidamente a terceira imagem é aquela onde não há paralaxe! Tudo bem, mas qual a importância disso na hora de fazer o implante da minha TAVI?
Primeiramente, é preciso que você entenda que a remoção do paralaxe em nenhum momento diz respeito à movimentação da sua prótese. Removemos o paralaxe ao alterarmos o ângulo de visão até que este fenômeno desapareça. Portanto, movemos a angulação do arco do angiógrafo e não mexemos na prótese.
Após a completa retirada do paralaxe, temos a real noção da altura de nossa prótese em relaçao ao anel valvar. Somente após obter esta situação é que estaremos seguros para corrigir, caso seja necessário, a posição de nossa prótese.
Ao verificar o report que contém as informações necessárias para o implante da TAVI, nota-se que há ali uma projeção angiográfica sugerida para o implante. Observe que a angulação sugerida refere-se ao alinhamento, sem paralaxe, do anel valvar do paciente, e não necessariamente haverá correspondência com a projeção sem paralaxe da prótese em si. Mas como resolver esta situação?
Perceba que a projeção sugerida corresponde ao ponto central de uma curva que tem o formato da letra “S”. Logo, a combinação das movimentações do arco nos eixos caudal/craneal ou oblíquas direita-esquerda podem nos fazer atingir o eixo da curva S em diversas situações. Da mesma forma, há diversas projeções que podem ser feitas, imediatamente antes do implante, que permitem a remoção do paralaxe da prótese, garantindo que seu posicionamento seja preciso.
E aí? Tudo entendido?
Agora você já domina tudo sobre o efeito paralaxe e a importância deste fenômeno no implante percutâneo de próteses valvares aórticas (TAVI) em pacientes portadores de estenose aórtica.
Então, mãos à obra! Remova o paralaxe e bom implante!
Post, super didático! Esclareceu muito bem com exemplos! Parabéns!